Moura Tecnologia da Informação: Mitos e Verdades sobre proteção do PC

Mitos e Verdades sobre proteção do PC

Mitos e Verdades sobre proteção do PC (ou de outros eletro-eletrônicos)

Com apagões, com tempestades e outras calamidades mais a nos assolar, nossa atenção recai sobre a segurança elétrica do PC. A dúvida é como adequadamente proteger, eletricamente falando, o PC ou outro qualquer equipamento eletroeletrônico?

Nossa rede elétrica, ao contrário do que muitos pensam, na média não é pior do que aquelas do primeiro mundo.. Sim tem suas falhas mas tem também um sistema contingencial que nem os EUA tem. Desde o RS até o Pará se tem um mesmo sistema, interligado de modo que alguma falta localizada lá em Belém bem pode ser contingenciada, em tempo real, por uma geração do Paraná, por exemplo..

Cada distribuição regional, ou mesmo até de sua cidade ou bairro pode ser mais ou menos afetada por quedas, por manobras, por acidentes, mas dizer que nossa energia não é comparável aquela dos países mais desenvolvidos é desconhecimento do grande…

Qual a razão então de muita gente falar que a energia da sua casa é ruim, oscila, é instável, que abaixa quando se liga o chuveiro??? Simples.. Por que é absolutamente normal que ela assim se comporte. Na minha casa, na sua casa e na casa da maioria da população.. (separemos ai instalações mal feitas, mal dimensionadas, verdadeiros gatos) Resta saber de quanto é essa queda, quanto varia a tensão ai. Esse dado que a enorme maioria não tem a mão, por não ter um instrumento para medir, ou por desconhecer como se faz, acaba nublando essa informação. Desse modo se cria na cabeça do consumidor em geral que a energia que ele recebe é imprópria para a adequada alimentação de seu PC.

Crentes que se faz necessário a qualquer custo “processar” a energia que vai para seu PC o usuário mais incauto sai atrás de algumas alternativas geralmente adotando a que melhor lhe cai no bolso, independentemente se necessário sua adoção ou não.

  • Réguas de tomadas;
  • Filtros de linha;
  • Protetores contra surtos;
  • Estabilizadores;
  • Módulos isoladores;
  • No-breaks;

O que seja. Qualquer coisa que possa deixar o usuário livre da dor de consciência de não ter colocado proteção alguma para seu PC..

Nessa escolha, num nível bem baixo se tem as réguas de tomadas de R$ 10,00 a 20,00 (que alguns fabricantes insistem em chamar indevidamente de filtro de linha) só tem internamente uma chave liga/desliga e um fusível. Sua única serventia é a de multiplicar as tomadas. Nenhuma filtragem, nenhuma proteção contra surtos de tensão.. Note que o fusível serve para proteger da coisa ao pegar fogo. O fusível geralmente se queima após o equipamento sofrer alguma avaria e desse modo fazer com que a corrente dispare. Ai o fusível abre para proteção da fiação etc.. O equipamento não raramente já está afetado.. Essa não protege, evita incêndio!

Régua de tomadas com fusível

Os filtros de linha se destinam a eliminar a RFI/EMI que são respectivamente as interferências de radiofrequência e eletromagnéticas induzidas na rede elétrica. Sob o nome de filtro de linha se comercializa no Brasil também os protetores contra surtos de tensão, mostrando que esse mercado das proteções elétricas ainda não está maduro suficiente.

Sob a função de proteção contra surtos de tensão estão os melhores dispositivos a se agregar antes de “todo” o equipamento eletroeletrônico, e não somente seu PC. Seu TV de 42 polegadas também tem fonte que assim como a fonte do PC está agarrada na rede elétrica e sujeita às sujeiras da mesma…

Os surtos de tensão não são resultantes de uma má energia e sim do uso normal dessa energia e são gerados, nascem no desligamento de cargas indutivas pelo efeito da FCEM (Força Contra Eletro Motriz) que vimos lá no colégio… Um elemento com comportamento indutivo ao desligar gera sobre a rede surtos de tensão de curta duração porém de alta tensão, não raramente ultrapassando a casa dos 1.000 Volts. São os motores, as contatoras, as manobras da rede elétrica e, porque não, os raios derivados de descargas elétricas da natureza.. Para absorção dessa energia de exceção se faz necessário a adoção de elementos eletrônicos, componentes especiais para esse fim como o são os varistores, os diodos tranzorb os centelhadores a gás, etc.. Basta, para configurar uma boa proteção, que esses elementos sejam agregados antes da alimentação de nossos equipamentos.

Veja ai um exemplo de uma proteção contra surtos da Belkin com um total de 11 Varistores e 4 fusíveis térmicos para corretamente perfazer a proteção que seu PC merece…

Protetor Belkin: visão da placa do lado - componentes

Esses dispositivos, supressores de surto ou filtros de linha desde que equipados com bons supressores são o que se deve adotar para a adequada proteção ao seu PC. O mercado nacional dispõe desses elementos e, só para servir como exemplo, cito o modelo FHT – 1200 da Upsai:

Proteção FHT-1200 da Upsai

Estabilizadores, Módulos Isoladores e No-breaks podem conter, em sua entrada AC elementos de supressão de surtos mas geralmente se vê que não são tão generosos na proteção, não são tão bem elaborados quanto aqueles que especificamente perfazem essa função.

Nenhum dos 3 elementos citados, ou seja, estabilizador, no-break, ou módulo isolador é especialmente indicado para proteção contra surtos de tensão na rede elétrica, nem tampouco para redes com alta variação de tensão.

Se você realmente sofre de alta variação da tensão de rede elétrica procure adotar uma solução definitiva que é uma fonte com PFC ativo no seu PC. Essa sim, operando desde 90 VAC até 264 VAC consegue suprir de energia seu PC com qualquer tensão de rede do mercado…

Só utilize um no-break se a falta de energia é tão freqüente a ponto de atrapalhar seu trabalho normal.. Nesse caso um no-break barato, de funcionamento off-line vai lhe atender bem. São baratos e cumprem sua proposta que é a de simplesmente deixar você salvar seus trabalhos, jogos, e fechar as aplicações nos parcos 5 a 10 minutos que ele consegue manter alimentado seu equipamento. Nem queira mais do que isso pois a qualidade da alimentação dele é questionável..

Se necessitares de suprimento contínuo de energia, por maior tempo, na falta da rede principal, então adote um no-break on-line, de dupla conversão, com geração de forma de onda senoidal pura, igual a da rede elétrica..

Os módulos isoladores tem a função de proteger o usuário de choques no gabinete de seu PC. Isso tem um custo em energia que chega e até pode passar um pouco dos 10%. Pelo fato deles perfazerem uma função semelhante aquela conseguida com um bom aterramento na tomada, o marketing dos fabricantes diz dos módulos isoladores que são terras virtuais e que você não necessita fazer aterramento se usar um deles. Puro engodo. Nada substitui um bom aterramento… Isso não significa não poder ligar seu PC se sua tomada não tiver aterramento. E além do mais aterramento não é um bicho de 7 cabeças não. Se na caixa de entrada de seu prédio, casa, estiver disponível o aterramento aonde se liga o fio neutro, debaixo do relógio medidor, basta puxar um fio 2,5 mm daí para o borne de terra da tomada do PC e está feito o aterramento no padrão TN-S, como pode ser visto abaixo.

Aterramento TN-S

O uso do estabilizador é um discussão a parte pela penetração do mesmo.. Muito se tem debatido nos mais diversos fóruns sobre essa questão com as mais diferentes tendências. De um lado pesa bastante o fato de se ver um estabilizador a cada PC que há por ai. De outro lado a dificuldade de ligar todos os periféricos de seu PC, com a falta de tomadas, auxilia a adesão ao estabilizador, e, finalmente, o nome: Estabilizador…

Quem haveria de desprezar esse ente ao seu lado uma vez que ele promete “estabilizar” a rede elétrica…

Veja que em uma prévia já vimos três razões a favor da adoção do velho estabilizador, todas altamente discutíveis…

Desde a adoção de modernas fontes digitais (fontes chaveadas) no final do século passado a questão da variação da rede AC passou a ser bem trabalhada por essas fontes sem a menor necessidade de “estabilizar” a tensão da mesma. Não fora somente isso, o método pelo qual o estabilizador faz essa discutível função traz malefícios para a fonte. O estabilizador, se analisado passo a passo de sua sistemática de estabilização, desliga seu PC, comuta uma chave para uma nova saída de seu autotransformador e então religa seu PC, claro que muito rapidamente a ponto de seu PC não se resetar. Essa operação é danosa para a fonte sob vários aspectos os quais não vou discutir aqui e agora mas que estão arrolados num tópico que fiz há algum tempo atrás… Quem quiser, visite:

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC
http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Resumindo…

Uma boa proteção (supressor de surtos ou filtro de linha decente) e um aterramento, se possível, é o suficiente para dar uma boa segurança para seu PC e outros eletro eletrônicos.. Especificamente para seu PC a adoção de uma fonte com PFC ativo ajuda e muito na questão de variação da tensão AC…

Por Luiz André Faller – Engº Eletrônico.

0 comentários:

Postar um comentário